quarta-feira, 27 de março de 2013

Resenha #01: Cidade dos Ossos

Os Intrumentos Mortais - Cidade dos Ossos (livro 1)
Avaliação: Chimpanzé.  (4 estrelas)

Sinopse
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha
Cidade dos ossos, de Cassandra Clare, é um livro de fantasia sobrenatural urbana com um toque de romance.
Você pode achar isso meio piegas, mas Cidade dos Ossos foi um livro que me surpreendeu demais. Imagine você, em plena New York descobre que todas aquelas fantasia de literaturas fantásticas e HQ's são todas verdade, totalmente escondida à olho nu e invisível aos "mundanos", essa é a história que conta Cidade dos Ossos e a saga Instrumentos Mortais.
A protagonista da história é Clary Frey, uma garota de 15 anos que mora em New York com sua mãe, uma pintora. O começo dessa aventura é normal, dois adolescentes, Clary e seu melhor amigo Simon, em uma balada de boa quando apenas Clary presencia um assassinato, eu digo APENAS Clary porque só ela vê os assassinos e o assassinado. E então começa toda uma história com Jace Wayland, Alec e Isabelle Lightwood, três caçadores de sombra (metade sangue humano, metade sangue de anjo) e várias outras criaturas como fadas, lobisomens, vampiros, bruxos e todo o Mundo das Sombras.
Cassandra Clare criou uma história super bem desenvolvida e apesar de repetitiva, criativa. Você pode até parar pra pensar: "Argh, mas essa história de vampiros e lobisomens de novo senhor macaco?" Sim, essa história de novo, mas apesar do mercado literário estar cheio disso tudo, Cidade dos Ossos é super bem bolado e interessante por ser uma fantasia urbana (se passa dentro de uma cidade) e comentar sobre vários tipos de assuntos adolescentes. A história é realmente brilhante (literalmente, já que a capa tem uns brilhos holográficos e tals) e muito rápida de se ler.
Como eu disse ali pra cima, o livro também fala sobre criaturas fantásticas, e ensinam várias coisas sobre eles.
"— Fadas são anjos caídos — disse Dorothea — que desceram do paraíso por seu orgulho." (Pág. 106)
Apesar de eu ter gostado do livro, há sim pontos negativos. O livro é bem teen, o que para quem está acostumado com um livro mais maduro pode achar chato, irritante e cansativo.
Ele também é um pouco clichê, talvez mais que "pouco", um badboy irônico e criaturas do sub-mundo, é bem clichê né?
Há pessoas que reclamam da tradução do livro, há alguns errinhos sim, e (no meu livro pelo menos) há partes um pouco apagadas, mas nada que atrapalhe a literatura.
E sempre há quem ache que o tipo de escrita da autora é entediante, bom, eu não acho, mas coloco os gostos de todo mundo.
E o livro leva 4 estrelas (chimpanzé) pois é ótimo, mas tem alguns pontos negativos. Até a próxima resenha.

(imagem dos personagens Simon e Clary no filme do livro, que terá lançamento em 23 de agosto de 2013.)

Por: m. pierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário